Dicas de decoração para o quarto das crianças

Publicado em: 21/12/20


Diferentes técnicas e ideias para decorar o quarto dos seus filhos de forma criativa, utilizando móveis, cores e elementos decorativos de forma adequada e divertida.

 

A decoração do quarto infantil deve ser feita levando-se em conta o dia a dia da criança e pensando no gosto e nas características dela. Dependendo da idade dos seus filhos eles podem, inclusive, ajudar a escolher temas, cores, móveis, acessórios e até o papel de parede para o quarto.

 

Como compor esse cômodo tão significativo para a criança

Ainda que a criança não tenha preferências bem definidas é essencial que o quarto seja confortável, transmita o sentimento de segurança e traga referências da personalidade dela. Não existem regras fixas e o mais importante é criar um ambiente harmônico, agradável e útil, onde a criança possa brincar, dormir e passar momentos com segurança e tranquilidade.

 

Quais cores usar em um quarto infantil

As cores transmitem sensações e, por isso, é preciso ter cuidado ao escolher as que vão ser selecionadas para as paredes. Para começar, os tons neutros deixam o cômodo em harmonia e não comprometem a personalidade do espaço. Os mais claros ampliam o ambiente.

Damos preferência a uma base branca, paredes ou móveis e aplicamos as cores em tecidos, objetos e nos detalhes. Procure por um número de cores que mais atraia a atenção da criança, afinal, esse espaço é dela.

Dica: nas paredes, se for pintar, opte por uma tinta lavável, visto que as crianças costumam rabiscar e sujar o local com frequência.

 

Papéis de parede

A dica é investir em cores suaves no caso de estampas grandes e ao escolher cores fortes, optar por estampas menores, para não carregar o ambiente ou limitar a aplicação dos outros elementos decorativos. Uma alternativa para não errar no papel de parede é aplicá-lo em apenas uma parte da parede, assim o ambiente fica mais leve e as chances da criança enjoar da estampa diminuem.

 

Móveis úteis e divertidos

Elementos decorativos “2 em 1” são sempre uma boa pedida devido a sua maior utilidade. Existem no mercado camas em forma de carros, barcos, beliches com saída de escorregador, camas suspensas com cabanas na parte inferior. Se o móvel for útil e ainda trazer diversão para seu filho, os dois lados saem ganhando.

 

Organização do Quarto Infantil

É bastante importante investir em elementos organizadores para que a criança aprenda desde cedo a ser organizada e para que a mãe consiga manter facilmente o quarto em ordem.

Existem muitas maneiras para organizar e evitar que as crianças se afundem no caos, mas é essencial que haja espaço disponível e suficiente para o armazenamento. Como alternativas temos os cachepôs, cestos, caixas organizadoras, baús, armários, cômodas, prateleiras e outras formas de armazenamento. A dica é apostar no visual dos elementos organizadores para integrá-los à decoração.

 

Nichos e prateleiras

Os nichos e prateleiras são itens decorativos que servem de suporte para outros elementos da decoração. Nos quartos dos pequenos, trazem um charme especial ao ambiente, sendo normalmente acompanhados de brinquedos, livros, quadros e outras peças decorativas.

Para aproveitar o espaço, uma boa alternativa é posicioná-las acima da cama. Instale-as na altura das mãos das crianças. Os brinquedos preferidos devem ficar em uma localização melhor e que seja fácil de pegar. Dessa forma, o pequeno pode tirar e colocar sem fazer bagunça, além de incentivar sua independência.

 

Almofadas

Se tem uma peça decorativa que é barata e fica bem em qualquer ambiente, essa com certeza é a almofada. O investimento em almofadas vale muito a pena, pois elas conferem conforto ao ambiente e, além de dar um ar aconchegante ao quarto, as almofadas servem para decorar a cama.

Um outro ponto muito importante sobre essa opção decorativa é investir em peças hipoalergênicas para evitar o acúmulo de ácaros, a multiplicação de bactérias e fungos e o desenvolvimento de qualquer alergia ou doença respiratória.

 

Cantinhos de leitura

O incentivo à leitura é um tema diretamente ligado à infância. Por esse motivo, criar um cantinho de leitura que contenha gibis, livros ilustrados e um espaço confortável para leitura (pufes, cadeiras, mesinha, bancadas) é uma forma legal de facilitar o desenvolvimento do hábito de leitura de seu filho.

 

Luminárias e pisca-piscas

As luminárias também unem funcionalidade e poder decorativo e por isso são ótimos complementos na decoração de quartos. Uma outra alternativa para criar um detalhe luminoso nos quartos é utilizar os pisca-piscas na decoração, na cabeceira da cama, presos à parede ou sobre a borda de quadros, em bancadas, entre outros itens suspensos.

 

Invista em uma boa iluminação

Um bom projeto de iluminação é indispensável para a decoração de quarto e claro que não seria diferente para o quarto infantil decorado. Aqui é importante não obstruir a janela com móveis ou mesmo com uma cortina que seja muito pesada e escura, além disso, invista em uma iluminação direta e outra indireta, usando abajures, lustres ou plafon no ambiente.

 

Fique atento à segurança

Quanto menor for seu filho, mais detalhada deve ser a sua vistoria de segurança no quarto. Nada de peças pontiagudas, de materiais que possam machucar e principalmente nada de pecinhas desmontáveis que possam ser engolidas.

Você pode colocar protetores emborrachados nas quinas dos móveis e também observe se a criança não tem o hábito de escalar os móveis como cômodas, por exemplo, pois pode ser bem perigoso.

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*