A incorporação imobiliária é o processo que uma incorporadora (empresa responsável) planeja, registra, vende e constrói um projeto que pode ser prédio ou conjunto de casas em um terreno próprio.
Por isso, a incorporação imobiliária passa por várias etapas importantes para cumprir todos os requisitos necessários. São elas:
- Compra do terreno: a incorporadora adquire o terreno onde o empreendimento será construído.
- Planejamento e projeto: criação do projeto do empreendimento pelo time de arquitetura (quantos apartamentos, vagas, área de lazer, etc), incluindo a concepção da edificação e a divisão em unidades autônomas.
- Legalização: obtenção de todas as aprovações e licenças necessárias com os órgãos públicos para o início da construção.
- Comercialização: venda das futuras unidades (na planta), muitas vezes antes do imóvel ser construído. É uma prática comum em diversas incorporadoras.
- Execução da obra: contratação da construtora (que pode ser a mesma empresa da incorporação), gestão e acompanhamento da construção do empreendimento.
- Entrega das unidades: após a conclusão da obra, é feita a vistoria, obtenção do “Habite-se“ e entrega das chaves aos clientes.
Um exemplo na prática:
A incorporadora vai construir um prédio com 11 andares. Antes de começar a construir, ela precisa registrar a incorporação imobiliária no cartório, apresentando:
- Projeto aprovado
- Documentos do terreno
- Cronograma da obra
- Orçamento
- Contratos de compra e venda
O registro de incorporação é importante pois proporciona segurança legal aos compradores, certifica que o projeto está regularizado, permite que as unidades sejam vendidas legalmente e exige que a incorporadora entregue o empreendimento conforme projeto.
Existe diferença entre incorporadora e construtora?
A resposta é: sim. A incorporadora planeja, registra e vende o imóvel. Já a construtora é responsável pela execução da obra (mão de obra, materiais etc.). Em determinados casos, como a Árbore, pode ser a mesma empresa. Além dos empreendimentos que atuamos somente como construtora, também incorporamos projetos próprios, ou seja, a Árbore é responsável por todas as etapas.
Clique aqui e conheça os empreendimentos Árbore. São diversos projetos em diferentes etapas (lançamentos, em obras e pronto para morar) no estado de São Paulo.



