Dicas de decoração para quem tem pet

Confira como deixar seu espaço confortável para os bichinhos sem perder a beleza dos ambientes internos.

Os animais de estimação são excelentes companhias, com eles desfrutamos momentos de alegria e descontração, deixando nosso cotidiano mais leve e divertido. Não é à toa que eles são tão queridos entre pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos!

Durante a pandemia pudemos assistir o aumento exponencial da adoção de animais. A União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) apresentou um estudo que comprova um aumento de 400% de animais adotados durante a pandemia.

Muitas pessoas viveram a experiência do isolamento, principalmente nas fases de lockdown, completamente sozinhos. Isso despertou o interesse de muitas pessoas pelos animais de estimação. 

Ter um animal de estimação é como possuir um amigo sempre disposto a fazer companhia, dividir momentos de relaxamento e pequenas alegrias do dia a dia.

Mas atenção! Ter um bichinho requer responsabilidade e cuidados com seu bem estar, isso inclui: alimentação, banho, tosa, medicação e o ambiente em que será criado. 

Hoje é muito comum tanto cachorros como gatos viverem perfeitamente bem em ambientes menores como apartamentos. Eles conseguem se adaptar bem, mas é importante ficar atento às necessidades de cada um e preparar o espaço para recebê-los.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você deixar o seu espaço ainda mais aconchegante para os pets sem descaracterizar a decoração do seu apartamento. Confira!

 

Prepare um cantinho na casa para seu pet

Mesmo com  todo o espaço dentro de casa, é importante que seu bichinho reconheça um que seja apenas dele. Dessa maneira ele vai se sentir pertencente ao local, sentindo seu cheiro e dos objetos que lhe pertencem.

Para fazer isso você pode escolher uma caminha macia, bebedouros de água corrente – são o maior sucesso entre os felinos – para facilitar a ingestão de água entre as sonecas, mantinhas para aquecer os peludinhos em épocas frias, brinquedinhos para distração.

Não esqueça de levar em consideração o tamanho e as necessidades do seu pet antes de fazer as suas escolhas. Fique atenta aos tamanhos dos acessórios escolhidos, assim como o que cada um necessita de acordo com sua idade e estado de saúde. 

Afinal, queremos que eles estejam sempre confortáveis e felizes!

 


Opte por pisos fáceis de limpar

Imagine aquelas patinhas fofas cheias de lama correndo pela casa. Xiii… quem tem bichinhos sabe como eles também podem ser bem travessos! E nessa hora, nada melhor do que pisos fáceis de limpar.

A cerâmica e a pedra, por exemplo, são materiais resistentes e práticos na hora de remover as sujeiras. Além disso, são mais frios e deixam seus pets mais fresquinhos em dias quentes de verão!

Cuidado apenas para não optar por pisos muito escorregadios! Além de dificultar a locomoção dos peludinhos, pode ser perigoso para os bichinhos mais idosos. Se sua casa possuir pisos assim, vale investir em tapete antiderrapantes para facilitar a vida deles.

 

Cuidado com objetos frágeis na decoração

Aquelas peças delicadas que costumam embelezar os ambientes podem ser uma verdadeira armadilha para seus bichinhos!

Isso porque é natural que eles sejam curiosos, algumas peças na sua decoração podem despertar o interesse deles e é aí onde mora o perigo. 

Deixe os objetos frágeis longe do alcance dos peludinhos, um simples ornamento de cristal, por exemplo, pode causar um acidente feio. Cortinas e mobília devem estar bem fixados para não serem derrubados.

Principalmente quando filhotes, os pets costumam ter muita energia e uma boa solução para que eles não destruam sua mobília são brinquedos  mordedores, bolinhas e  arranhadores para o caso dos felinos. Assim eles se distraem um pouco e de quebra não deixam a casa bagunçada, ein? 

 

Invista em itens de marcenaria para seus pets

Uma das coisas mais legais que vem bombando nos últimos anos são os móveis para pets. Eles são feitos de MDF, possuem um design moderno deixando o bonito, sem destoar com o restante da mobília. 

Essas peças também são excelentes por otimizar espaços pequenos. Na composição de uma peça, por exemplo, podemos ter a divisão para uma estante para livros, nichos para ornamentos e um lugar para o descanso do pet. 

Outra boa pedida para os tutores de gatinhos são os playgrounds fixados na parede. Eles são compostos prateleiras, nichos e pontes de madeira onde os bichanos podem se locomover, brincar e tirar aquela sonequinha!

Plantas são excelentes ornamentos, mas cuidado!

Sem dúvidas, as plantas são itens indispensáveis na hora de decorar o seu apartamento. Elas trazem leveza, cor e vitalidade aos ambientes. 

Além disso, cultivar plantas é uma atividade bastante terapêutica e auxilia na redução dos níveis de estresse. Mas você sabia que algumas delas podem ser tóxicas se ingeridas por seus animais de estimação? Algumas espécies são  bastante comuns e largamente utilizadas nas casas brasileiras.

Confira aqui algumas espécies venenosas e que não são indicadas para quem tem animais de estimação em casa:

  • Samambaia
  • Tulipa
  • Comigo-ninguém-pode
  • Espada de São Jorge
  • Azaleia
  • Bico de papagaio
  • Hera
  • Lírio

Essas espécies podem causar desde irritação nas mucosas, olhos e trato respiratório, como também podem ocasionar hemorragias, febre e dores abdominais severas. Portanto, evite tê-las ou coloque em ambientes fora do alcance dos bichanos.

 

E você, como se preparou para receber os bichinhos no seu apê? Qual a dica que gostaria de compartilhar conosco? E claro, aproveita e manda esse conteúdo para aquele amigo que ama pets e precisa dessas dicas! 

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Confira mais notícias

Nosso Blog está em manutenção.

Em breve retornaremos.