Documentos necessários para aquisição do seu apartamento

Confira os documentos que você não pode deixar de ter em mãos para conseguir seu financiamento e realizar o sonho da casa própria!

 

Chegou a tão esperada hora de comprar seu imóvel! E agora, você sabe quais os documentos necessários para dar entrada no seu financiamento através do programa Casa Verde Amarela?

Ter esses documentos em mãos facilita o processo, evita dores de cabeças futuras e além de tudo, economiza tempo.

Xiii… ficou com dúvida de quais são esses documentos? Não se preocupe, preparamos uma lista completa do que você precisa ter em mãos para você dar entrada no seu financiamento e realizar o sonho de ter seu próprio apê! Confira.


O programa Casa Verde Amarela

O programa Casa Verde Amarela substituiu o antigo “Minha casa minha vida” como um dos programas habitacionais do Governo Federal.

O principal objetivo é fomentar a compra da casa própria por famílias com renda até R $8 mil oferecendo a menor taxa de juros do mercado e subsídios de até R$47.500, variando de acordo com a região onde o imóvel estiver situado.

Através do programa Casa Verde Amarela milhares de brasileiros conseguem realizar o sonho da casa própria através do financiamento imobiliário, contando com a menor taxa de juros do mercado, além da possibilidade de usar o FGTS como entrada para a aquisição do imóvel.


Requisitos para quem deseja financiar o imóvel através do Programa Casa Verde Amarela

Existem alguns requisitos básicos para quem deseja financiar seu imóvel acessando a linha de crédito do programa Casa Verde Amarela. Para isso, você deve cumprir as seguintes exigências:

  • Ser maior de 18 anos, brasileiro ou naturalizado;
  • Possuir renda familiar até no máximo $8 mil;
  • Não possuir pendências ou restrições no CPF;
  • Não participar de outros programa habitacionais;
  • Não possuir outro imóvel em seu nome;
  • Não ter recebido benefício de moradia do Governo.

São três faixas contempladas, iniciando com renda familiar de até R$2 mil para o grupo 1, até R$4 mil para o grupo 2 e até R$8 mil para o grupo 3.


E quais os documentos necessários para dar entrada no meu financiamento?

Documentos pessoais:

  • RG e CPF ou CNH (inclusive do cônjuge se for casado);
  • Certidão de nascimento se for solteiro;
  • Registro de união estável ou casamento, se for casado;
  • Certidão de casamento averbada, se for divorciado;
  • Comprovante de residência recente;
  • Carteira de trabalho e previdência social;

Comprovantes de renda:

  • Funcionários públicos devem apresentar comprovante do holerite dos últimos 2 meses;
  • Empregados domésticos, apresentar e-social emitido pelo gov.br;
  • Pensionistas ou aposentados devem apresentar carta de concessão ou informar o início da ficha cadastral. Essa data pode ser encontrada no extrato de pagamento do benefício emitido pelo caixa eletrônico ou no site https://meu.inss.gov.br/#/login;
  • Autônomos com renda formalizada, apresentar a declaração do último imposto de renda e recibo de entrega;
  • Autônomos com renda informal, ter conta corrente ativa há seis meses, possuir cheque especial e comprovar movimentação dos últimos três meses;
  • Empresários com renda formalizada devem apresentar o pró-labore dos últimos três meses, incluindo recolhimento do INSS e IR, se houver;
  • Empresários com renda informal devem apresentar a última declaração do imposto de renda;

Documentos complementares:

  • Extrato completo do FGTS e PIS detalhado. Caso seja cotista do FGTS e comprovar contribuição de 36 meses, sendo consecutivos ou não, tem direito a uma redução de 0,5 na taxa de juros do financiamento;
  • Declaração do imposto de renda original e apresentação do recibo de entrega;
  • Para servidores públicos, diário oficial com a data de sua nomeação ou informação na ficha cadastral;
  • Número do PIS, mesmo que não esteja empregado. Caso a carteira de trabalho estiver em branco, enviar a CTPS com as páginas em branco;
  • Em caso de filhos até 18 anos, apresentar a certidão de nascimento (aplicável no caso de subsídio do Programa Casa Verde Amarela).

Lembrando que, a comprovação de renda entre o trabalhador de carteira assinada e o autônomo são diferentes. Para este último, é necessário documentos que detalhem suas atividades e fontes de renda para aumentar as chances de aprovação do financiamento.

Além, claro, de apresentar documentos que comprovem a possibilidade de pagamento do valor solicitado. O financiamento não pode ultrapassar 30% do valor total da renda familiar.

 

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