O mofo é um tipo de fungo microscópico que se desenvolve em condições específicas de umidade, temperatura e ventilação insuficiente. Em dias mais frios, é comum deixar as janelas e portas fechadas para deixar o ambiente mais quente e aconchegante. Porém, isso pode reter a umidade e causar o mofo.
Causas
Existem quatro tipos de umidade que podem ocasionar o mofo na sua casa:
1- Umidade de intempéries
2- Umidade por condensação
3- Umidade ascendente
4- Umidade por infiltração
O gerente de assistência técnica, Manoel, explica o que são essas umidades no vídeo do Árbore Responde:
Como evitar?
- É importante manter o imóvel sempre ventilado, janelas abertas quando possível;
- Um ambiente iluminado ajuda, pois é fonte de calor;
- Criar uma barreira entre a parede e os móveis com uma placa de EPS para evitar contato direto e a proliferação de mofo;
- Não acumule tecidos, papéis, madeira e outros materiais orgânicos por longos períodos sem limpeza ou ventilação, esse pode ser um local para o mofo crescer;
- Utilizar desumidificadores, especialmente em regiões com alta umidade relativa do ar ou em cômodos pouco ventilados.
Para eliminar o mofo quando aparecer em algum local do imóvel, utilize um pano com água sanitária diretamente no ponto onde está localizado, deixando o ambiente ventilado. Se necessário, reaplique a água sanitária no local. É interessante utilizar luvas e máscara durante a limpeza.
Por isso, cuidar de cada detalhe do ambiente onde se vive faz diferença na saúde e no conforto no dia a dia.
A Árbore Engenharia acredita que morar bem vai além da estética, é também garantir ambientes agradáveis, seguros e funcionais. Conheça nossos empreendimentos clicando aqui e veja como o cuidado está presente em cada projeto.