Conheça 4 vantagens de se morar em Jaguariúna – Árbore Engenharia

Conheça 4 vantagens de se morar em Jaguariúna

Publicado em: 31/01/22


Do tradicional passeio de Maria Fumaça ao acesso à saúde pública de qualidade e emprego: a cidade ganha destaque na Região de Campinas

 

Conhecida como a “Capital do Cavalo”, devido ao rodeio tradicional, Jaguariúna também integra o Consórcio Intermunicipal do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulistas.  Por conta de uma localização estratégica, com fácil acesso ao aeroporto de Viracopos e ligação rápida com outros estados, o município passou a atrair indústrias de tecnologia de ponta. Além é claro dos seus tesouros históricos e culturais, Jaguariúna conta ainda com áreas verdes incríveis, fazendas centenárias, entre outros atrativos.

 

Nesta reportagem, separamos 4 entre tantos motivos para morar nesta estância tão charmosa.

 

 

1.Saúde pública

 

Além de Unidades Básicas de Saúde, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) com serviço 24h e Hospital Municipal, a rede pública de saúde de Jaguariúna conta com um Centro de Especialidades Médicas inaugurado pela Prefeitura.

 

A saúde pública de Jaguariúna conquistou a liderança do ranking na Pesquisa INDSAT (Indicadores de Satisfação do Serviço Público na Região Metropolitana de Campinas), no segundo trimestre de 2020. A cidade foi a primeira colocada nesta área no levantamento dentre municípios da RMC, conquistando o índice de Alto Grau de Satisfação, com 697 pontos.Em 2019, a cidade também se manteve na liderança do ranking.

 

2. Beleza e atrativos

 

Basta chegar em Jaguariúna-SP para logo se encantar com a cidade. São praças, parques, lagos, o Centro Cultural da Estação, bares e restaurantes típicos, além de um dos rodeios mais tradicionais de todo o Brasil. O Passeio Histórico Cultural de Maria Fumaça no trecho de Campinas a Jaguariúna (Vice-Versa) no antigo leito ferroviário da Cia Mogiana de Estradas de Ferro percorre paisagem rural, atravessa antigas Fazendas cafeeiras, estações antigas, ponte histórica sobre o Rio Atibaia e o Viaduto Maria Fumaça na chegada a Jaguariúna. Ao longo da viagem monitores fazem explicações sobre os locais onde o trem está passando e avisam sobre os pontos de interesse.

 

O Passeio é operado pela ABPF Associação Brasileira de preservação Ferroviária, uma ONG fundada em 1977 que luta pela preservação da memória ferroviária do nosso país.

 

3. Políticas públicas e boas práticas

 

Jaguariúna foi uma das vencedoras do programa “Parcerias Municipais” – categoria “Top 3”, criado pelo Governo do Estado de São Paulo para premiar os municípios que se destacam em políticas públicas e boas práticas. A cidade ficou em primeiro lugar entre os municípios de 50 mil e 100 mil habitantes. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, no total 621 cidades paulistas participaram da iniciativa, que visa a redução das desigualdades regionais. Dessas, apenas 30 foram selecionadas por políticas públicas e boas práticas em saúde, educação, segurança e desenvolvimento socioeconômico, divididas nas categorias “Melhores Resultados”, “Parcerias em Ação” e “Top 3”. No total, foram distribuídos aos municípios R$ 14 milhões em recursos da premiação.

 

4.Vagas de trabalho

 

Jaguariúna conta com uma lei municipal, aprovada em 2019, que garante 50% dos novos postos de trabalho a moradores da cidade.

 

Uma Pesquisa de Crescimento Econômico da Cidade de Jaguariúna realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, em parceria com o Grupo UniEduk ouviu 102 empresários do comércio – 80% das empresas entrevistadas se disseram otimistas para 2022 e 85,7% projetam aumento de faturamento no próximo ano. Cerca de 70% dos entrevistados pretendem ampliar seus negócios em 2022, sendo que 28% demonstram propensão a investir em infraestrutura.

 

Jaguariúna criou nos 11 primeiros meses de 2021 mais de 3,3 mil vagas de emprego. Segundo o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, a cidade gerou 3.318 novos postos de janeiro a novembro. No mês de novembro, Jaguariúna registrou recorde na criação de vagas em 2021. Segundo o Novo Caged, foram 856 novos postos de trabalho no penúltimo mês do ano. É o sétimo mês consecutivo que o município registra saldo positivo de empregos.

 

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*