Afinal, qual o papel do síndico no condomínio?

Ao adquirir um imóvel em um condomínio, seja de prédios ou de casas, o proprietário precisa saber que existem regras e a necessidade de uma pessoa para gerir o local. E essa pessoa é o síndico: ele irá administrar o condomínio, em todas as suas vertentes. Essa função pode ser assumida tanto por um morador quanto por um profissional.

Para entender melhor sobre o papel do síndico, separamos alguns pontos importantes:

 

Qual o papel do síndico?

O síndico deve administrar o condomínio e representar os interesses dos moradores diante de processos (judiciais ou não judiciais). Essa pessoa deve zelar pelo patrimônio e garantir o bem-estar dos condôminos.

 

Quais são as responsabilidades do síndico?

O síndico é responsável por representar o condomínio e pelas funções administrativas e diárias, como pagamentos, mediações de conflitos e contratações (de serviços e prestadores). Além disso, deve evitar inadimplência, buscar soluções para as demandas dos condôminos, organizar reuniões e assembleias, cuidar da segurança do local e prestar contas ao condomínio.

Vale lembrar que o síndico não é um funcionário do condomínio e o síndico profissional é um prestador de serviço. Ainda que receba remuneração por isso, ele trabalha sobre diferentes normas trabalhistas, determinadas no Código Civil.

 

O que o síndico NÃO pode fazer?

Todas as atitudes tomadas pelo síndico devem estar em comum acordo com todos os moradores, priorizando sempre pelo bem-estar. Por isso, o profissional não pode tomar decisões de acordo com as vontades dele. Também não deve tomar partido em um conflito entre vizinhos ou barrar visitas autorizadas pelos moradores. Além disso, não é responsabilidade dele definir obras sem a aprovação dos condôminos.

 

Quem pode ser síndico?

De acordo com o artigo 1347 do Código Civil, não há restrição de quem pode exercer esse cargo, pode ser um condômino ou uma pessoa terceirizada, chamada de “síndico profissional”.

O síndico profissional é um especialista no assunto, com formação na área e que já possui experiência na função. Ela não precisa necessariamente ser moradora e pode exercer este cargo em mais de um condomínio.

Já o síndico morador é um condômino que se dispôs a exercer esta função e não precisa ter formação na área, porém, é interessante ter as habilidades necessárias para ser síndico.

 

O papel do síndico é de suma importância dentro do condomínio. Ele deve ser uma figura engajada, comunicativa e (muito) responsável, para que haja um ambiente de paz e bem-estar para os moradores.

Estude bem as possibilidades e candidatos para garantir o melhor para os condôminos, de acordo com as funções, responsabilidades e tipos de síndicos destacados acima.

 

Assim como você deve analisar bem a escolha do síndico, também deve buscar o melhor imóvel para você. E a Árbore Engenharia tem diversos empreendimentos, nas melhores localizações e com condições de pagamento imperdíveis. Clique aqui e confira todos os produtos que a Árbore possui! São várias opções em lançamento, em obras e até prontos para morar. Um deles pode ser o seu futuro lar!

Realize o sonho da casa própria com a Árbore!

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Confira mais notícias

Nosso Blog está em manutenção.

Em breve retornaremos.